Sintra oferece um pouco de tudo: de palácios e casas senhoriais às encostas densamente arborizadas da serra, a jardins e parques românticos e exótico, de igrejas e monumentos a excelentes restaurantes. Declarada Património Mundial pela UNESCO, atrai milhares de visitantes ao longo de todo o ano, mas há sempre recantos tranquilos e isolados entre a exuberância arbórea da serra e a vegetação frondosa dos seus jardins. Mas não deverá satisfazer-se com isto, pois o concelho ainda tem muito mais para oferecer: os surpreendentes e românticos jardins que rodeiam o Palácio de Monserrate, as vistas espetaculares sobre a costa atlântica observada dos picos da Serra de Sintra, o Palácio de Seteais, a encantadora povoação de Colares (onde um vinho famoso é produzido), os areais e restaurantes da Praia das Maçãs e da Praia Grande, ou ainda o Cabo da Roca, com o seu farol a assinalar a ponta mais ocidental da Europa.
Depois de ver todas estas maravilhas, poderá talvez dirigir-se à Várzea e escolher um dos seus restaurantes para se deliciar com o bacalhau ou o cabrito assado, terminando a refeição com a especialidade doce da região, as queijadas (pequenos bolos de queijo e canela) de Sintra.
A Praia das Maçãs deve o seu nome ao facto de o rio que ali vai desaguar ter corrido, em tempos, entre pomares de macieiras, pelo que a fruta, quando estava madura, caía na água e ia ter à praia. à volta do areal instalaram-se várias casas de comércio, desde restaurantes a cafés e bares, tal como casas de artesanato local, pelo que o local se tornou um ponto de encontro dos sintrenses, que aproveitam as suas esplanadas e a excelente comida, de Verão ou de Inverno.